sábado, 7 de agosto de 2010

07/08 - Independência da Jamaica / 1962
























O sincretismo de ingleses, nativos, negros africanos e imigrantes hindus é apenas uma referência sobre a riqueza de flores num vasto jardim.



A cultura jamaicana se deu com a mais autêntica miscigenação entre refinados africanos do norte, escravizados por ingleses, que não se deram muito bem pela própria ganância: A exploração maciça de escravos foi a chave para a abolição já que o número de negros era 20 vezes maior que o de ingleses. A série de insurreições precipitou a liberdade de escravos em 1838, 50 anos antes da lei áurea. Santo algodão!







Sábio era o aruaque, povo nativo, selvagem, os verdadeiros senhores da terra, primeiros à ocuparem a ilha. Não tão sábio, mas bem esperto, Cristóvão Colombo, que chegou depois, tomou o lugar, reclamou a ilha pela Espanha e depois a transformou em propriedade particular de sua família, que após a chegada dos ingleses virou colônia de algodão. Hoje é a maior produtora de bauxita do mundo, além de abrigar praias bem feitas pela natureza que atraem cada vez mais turistas. As regiões mais visitadas são Kingston, que é a capital, Montego Bay, Ochos Rio, Negril, Port Antonio e Blue Montains.







A cultura e religião possuem identidades próprias e autênticas, advindas da história de um povo com resistência no sangue, como o rastafarismo de belas tranças, que vai contra padrões religiosos da Europa; a musicalidade com influências ritualísticas, como a cadência do reggae de Peter Tosh e Bob Marley, os coloridos produtos artesanais na fusão de madeira, plástico e um tipo de alumínio; o cenário, que é de tirar o fôlego de qualquer pulmão e fazer bater mais forte o coração de qualquer ser vivo: Viva a Jamaica!



Jamaica: Praias e Passeios



Vista da Seven Mile Beach



Praia Doctor´s Cave





Localizada em Montego Bay, a queridinha das famílias possui 8 km de comprimento e tem as águas plácidas e cristalinas, perfeita para turistas. A praia se completa com vestiários e bares.



Praia Cornwall





Mesmo superlotada normalmente, a bela praia de Montego Bay é feita de brancas areias de açúcar e águas limpas e mornas. É um bom lugar para levar a família, mas é bom saber que existem vendedores que fazem qualquer negócio, desde drogas até jóias.



Praia Seven Mile





A bela praia de 11km é muito bem feita pela costa leste, em Negril, onde milhares de nudistas se deleitam com a natureza e suas riquezas. É difícil achar limites para nesta praia.



Praia do Tesouro





Na seca da Costa Sul, a praia é boa para quem não gosta de enfrentar multidões, ou seja, é um refúgio no Paraíso. Mas tome cuidado: as ondas são fortes e pode haver fortes correntes.



Praia Boston Bay





Em Port Antonio, o local é reconhecido pela beleza de suas formas, cores e pelas barraquinhas de jerk-pork, churrasquinho feito de modo exclusivamente jamaicano, com pimentas e temperos. Essa praia é dona das maiores ondas da Jamaica e é possível alugar pranchas e tomar aulas de surf.



Blue Lagoon





Dizem que um banho na Lagoa Azul é afrodisíaco. O paraíso de águas cristalinas inspirou o filme de mesmo nome. O passeio é altamente recomendável.



Martha Brae





É o melhor rafting de rio das redondezas, perto do resort de mesmo nome. É sentar sobre as canoas de bambu e relaxar sob o rio.



Fonte: www.guiadasemana.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário