domingo, 6 de fevereiro de 2011

09/ 02 - Nasce a escritora Alice Walker, na Geórgia, EUA / 1944


Alice Walker

Alice Walker.jpg




















Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alice Malsenior Walker (Eatonton, Georgia9 de fevereiro de 1944) é uma escritora estado-unidense efeminista.
Filha de agricultores, ela perdeu a visão de um dos olhos aos 8 anos de idade, num acidente. Graças à sua dedicação, Alice Walker conseguiu sucessivas bolsas de estudos, graduando-se em artes pelo Sarah Lawrence College, em 1965. Walker iniciou sua carreira de escritora com Once, um volume de poesias, e alcançou fama mundial com A Cor Púrpura.
O romance A Cor Púrpura foi premiado com o Prémio Pulitzer, e deu origem a um dos mais belos filmesde Steven Spielberg, com a atriz Whoopi Goldberg no papel principal. Na obra, a personagem escreve cartas a Deus e à irmã desaparecida. Com sensibilidade e talento, Walker mostra representações de uma mulher negra sulista quase analfabeta, que vive em uma realidade dura de pobrezaopressão e desamor.
A autora escreveu também o livro De amor de desespero, uma obra composta pelas vozes de várias mulheres negras do sul dos EUA. O livro é uma coletânea de vários contos, nos quais conhecemos mulheres diferentes com seus temoresdesafios e sonhos. No Brasil, o livro foi lançado pela editora Rocco.
Walker sempre foi uma ativista pelos direitos dos negros e das mulheres, destacando-se na luta contra o apartheid e contra a mutilaçãogenital feminina em países africanos.
Em 1984, fundou sua própria editora, a Wild Trees Press.
Na década de 1990, manteve um relacionamento amoroso com Tracy Chapman[1].

Nenhum comentário:

Postar um comentário