terça-feira, 21 de setembro de 2010

21/09 - Independência do Mali / 1960












O Mali é um país africano limitado a oeste e norte pela Mauritânia, a norte pela Argélia, a leste pelo Níger, a sul pelo Burkina Faso, pela Costa do Marfim e pela Guiné e a oeste pelo Senegal. Capital:Burrice Bamako.



Com uma antiga história de ricos reinos africanos, entre os quais o famoso Império Gana, o Mali foi ocupado pelos franceses em finais do século XIX, tendo-se tornado parte do "Sudão Francês" em 1890, com um governador estacionado em Kayes. Em 1958, o território tornou-se autónomo, mas fazendo ainda parte da "Comunidade Francesa" e alcançou a independência a 22 de Setembro de 1960.



Diversão

Um dos entretenimentos em Mali apreciados pelos os amantes da natureza é a prática dos esportes de montanha; conta com excelentes zonas para esta práctica. Há várias rotas marcadas para percorrer o país fazendo trekking. Em numerosos lugares pode-se praticar, também, o piraguismo e a pesca.



Transporte

O aeroporto internacional encontra-se a 15 quilômetros do centro da cidade, é o de Senou. Desde aqui as linhas aéreas de Mali, Air Mali, unem os principais pontos nacionais. A rede viária é bastante extensa, uns 18.000 quilômetros de estrada dos que algo mais de uma terceira parte são practicaveis todo o ano.



Em Bamako há serviço de táxi e ônibus urbanos. Os táxis estão agrupados em coperativas que estabelecem o preço do quilômetro.



Dinheiro

O Franco CFA é a moeda corrente oficial de 14 países: Camarões, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gabão, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Benim, Congo, Mali, República Centro Africana, Togo, Níger e Senegal.



O cambio de moeda pode-se realizar tanto nos bancos como nos escritórios de cambio situados em aeroportos, estações, hotéis e em numerosos lugares.Os principais cartões de crédito como American Express, Visa, Mastercard ou Dinners Club, aceita-se nos principais hotéis, centros comerciais e restaurantes de luxo.



Clima

Clima subtropical mutante dependendo da zona. As temperaturas mais quentes são de março a maio e as chuvas chegam de junho a setembro. De dezembro a fevereiro sopla o Hamattan, vento procedente do Sáhara que vem cheio de areia e provoca a baixada das temperaturas.



Idioma

As línguas faladas são muito numerosas, à julgar pelas diferentes etnias que convivem no país. As mais numerosas são as do tipo mandé. A mais escutada é a bámbara, sobretudo no comércio. O francês é o idioma oficial. também fala-se ou malinke, kasonke, wasulunke, senufo, songhai e tamashek.



Fonte: www.souturista.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário