sábado, 16 de outubro de 2010

16/10 - O arcebispo Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz / 1984


Prêmio Nobel da Paz: “Vocês são fantásticos”

Arcebispo Desmond Tutu emocionou público presente em Soweto com discurso levemente político.

Por Artur Dantas
Tamanho do texto: A  
Fifa

O prêmio Nobel da Paz de 1984, Desmond Tutu, participou da abertura da Copa do Mundo da África nesta quinta-feira (10) trazendo um discurso positivo.


Bem humorado, o arcebispo disse “vocês são fantásticos. Sejam bem vindos à África do Sul. Vocês conseguem sentir a emoção? Conseguem tocá-la? Sejam bem vindos à terra sagrada da África”, saudou.


Tutu completou dizendo que o continente é o berço da humanidade e que todos os presentes, independente da nacionalidade, são africanos. 


O arcebispo encerrou o discurso ao chamar o vídeo preparado sobre Nelson Mandela. “Ele não está aqui, mas em Joanesburgo. Mas se gritarmos bem alto, ele ouvirá”, brincou.


No vídeo exibido, foram mostradas imagens de várias épocas da vida de Nelson Mandela. O líder negro esteve preso durante 25 anos acusado de traição e deixou a cadeia para se tornar um ícone na luta contra regime de segregação racial, o apartheid.


Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1990, mas só foi recebido em 2002. O líder foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário