segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Professor João Bosco na época coordenador do ensino fundamental em nossa escola.























 Prof.João Bosco
muito Obrigado, juntamente com o coordenador do ensino médio Carlos Donato
e a direção da  "EE. José Félix "  que tornaram possível mais um ano o desenvolvimento do Projeto Afro-Atitude.



Relatório final do Projeto Afro- atitude de 2009




Agradeço primeiramente a Deus por tornar possível mais um ano de realização deste projeto. A professora Rita Reis de (história) que fez abertura do nosso  projeto no HTPC do dia 5 de outubro de 2009 fez a montagem do painel de exposição no primeiro momento com quadros para ressaltar a arte Negra e depois em um segundo momento com fotos, agradeço também a professora Angélica (história) que trabalhou paródias com seus alunos, professora Bernadete Bernardes de (português) que gentilmente sugeriu o tema da redação do 4B o preconceito racial,tomou a frente do projeto no período noturno,com as crianças da 5º série do período da manhã trabalhou o texto Navio Negreiro,onde um aluno do período da noite incentivado por ela fez a caricatura de: Castro Alves, Zumbi dos Palmares e Nelson Mandela. Professora Fátima Villela (português) que também conduziu os alunos até a sala de vídeo e após o término do filme exibido para os alunos da 7° série do período da manhã confeccionou cartazes para nossa exposição e fechamento do projeto no dia 28-11-2009.Professora Walquiria de (historia) que confeccionou com seus alunos da 7° séries cartazes abordando por temas a questão do negro: social, mercado de trabalho, esportes, a mulher negra, e tudo foi para o nosso painel de exposição.
 Professor Nilson de (matemática) que orientou as crianças até a sala de vídeo e após o filme promoveu um ótimo debate junto a 6º do período da manhã.Professora Luciana de (matemática) que também conduziu os alunos da 5° série até a sala de vídeo e após o filme promoveu um debate elencando pontos que mais chamaram atenção dos nossos alunos. Professora Honorata de(português) trabalhou com seus alunos da 6º série da manhã a bibliografia dos grandes personagens negros brasileiros. Professora Armelinda (ciências) trabalhou com as 5° séries os alimentos e a culinária como herança deixada pelos africanos. Professor de (geografia) João Paulo que trabalhou com alunos da 7° série após o filme a questão política de alguns países africanos.Cecília Arantes professora de (leitura) que trabalhou com suas salas a história do Negrinho do Pastoreio culminando em apresentação no dia de Ação de Graças. Fátima Costa professora de(história e geografia) trabalhou com as 5º séries as bandeiras do continente africano confeccionadas em cartolina pelos alunos que foram exibidas na exposição e término dos trabalhos afros, com os alunos da 7° série do período da manha trabalhou o texto de Chico Xavier “Mais ou Menos” em forma de jogral.Com os alunos do ensino médio 1° e 2° anos onde ela leciona sociologia, foi trabalhando cartazes, com colagens de revistas foram feitas  propaganda contra o preconceito racial.
Professor Atagir de (educação física) em conjunto com os demais professores: Neusa Cristina e Pablo enalteceram a questão dos negros nos esportes e a saúde.

Professores do período da tarde da unidade escolar Prof. José Félix o meu enorme e carinhoso agradecimento que mesmo trabalhando um outro projeto arrumaram espaço e desenvolveram o projeto Afro: Professora Vanessa de (português) que elencou um grande debate com as 8° séries,  aproveitando o tema que estava sendo abordado no caderno de atividades do aluno e também textos com  a versão  de dois jornais (folha do estado de São Paulo e o Estadão) que traziam verções  diferentes sobre o assunto. Professora Eliana de (inglês) que mesmo trabalhando com o projeto cinema na escola mais um ano colaborou levando os alunos 8° séries para a sala de vídeo e promovendo discussões a partir das expressões em língua inglesa utilizada pelos brasileiros no dia a dia. Professora Daniele de (matemática) que também promoveu debates depois de retornar com seus alunos do 1° ano do ensino médio e culminando com ótimas produções de textos.Professora Alessandra que gentilmente sugeriu o tema de redação do período da tarde.Professora Nicácia de (biologia) que o tempo todo esteve preocupada em arrumar conteúdos referentes ao racismo e relaciona-los a sua disciplina.
Professor Reinaldo de (química) que deu continuidade aos trabalhos de colagem produzidos pelo 1°e2° anos do período da tarde.Professor João Paulo de física que sugeriu sites interessantes para os alunos pesquisarem na internet os problemas do racismo e escravidão. Professora Mirim Dutra que gentilmente ofereceu uma camiseta para o nosso projeto afro e discutiu com alunos do 3° ano do ensino médio questões pertinentes aos alunos que praticamente estão deixando o ensino médio e vão se deparar com situações de racismo e preconceito. Professora Valdici (artes) confeccionou com seus alunos máscaras africanas e ficaram maravilhosas e tiveram grande destaque em nossa sala de exposição.Professora Hérica de (história) conduziu os alunos do 3° ano do ensino médio, elencando debates referentes ao racismo.




Agradeço aos professores do período noturno, Marco Antônio (geografia) que  após o filme exibido para o EJA discutiu com todas as salas nas quais  ministra suas aulas, a questão do racismo e confeccionou cartazes com mapas da África, discutindo questões políticas e sociais. Professor Marcos Ferraz de (história) que agilizou o início do nosso projeto na escola arrumando um esquema onde todas as salas participariam do projeto e assistiriam ao filme proposto ao período noturno. Professora Rosiane de (biologia) que muito se preocupou com o conteúdo a ser ministrado em suas aulas durante o projeto. Professor Eusébio de (filosofia) que elencou grandes debates com as salas nas quais ministra suas aulas e confeccionou cartazes com frases anti-racismo. Professor Júlio de (matemática) e Valery (física) que promoveu importantes discussões a partir do tema racismo e preconceito.

Um agradecimento a inspetora Cida Freitas que todos os anos decora os painéis de nossa escola para apresentações dos trabalhos afro que é desenvolvido em nossa escola Prof. José Félix a 4 anos.Ao inspetor Tales Willian que o tempo todo nos ajudou nas montagens do data show para exibição dos filmes durante o período que desenvolvíamos o projeto afro. Aos inspetores Titã, Jonas ,Mônica e  demais funcionários:Léo, Celinha e Giovana, e D. Maria que também deram opinião e o tempo todo refletiram junto a nós esta questão.

Professora Miriam e João da (biblioteca) que contribuíram e muito em selecionar toda a bibliografia existente sobre a África, preconceito e racismo em nossa escola e ficaram em exposição durante uma semana. A professora Miriam confeccionou duas camisetas criação própria para serem os mascotes do nosso projeto no qual nossos alunos amaram e aceitaram como mascotes do projeto Afro de 2009.

Agradeço a professora Andréia que no começo deste projeto estava na  vice-direção, A professora Jaqueline e sua filhinha que está para chegar (Janeiro) nossa princesa Sofia que também participou ativamente do projeto.


Aos coordenadores João Bosco e Carlos Donato que fizeram tudo que puderam para a realização do projeto Afro- Atitude em nossa escola Prof. José Félix.

Direção: Dona Sheila e Cássia  que todos os anos apóiam o desenvolvimento do projeto Afro- Atitude na escola Prof. José Félix.

Diretoria de Ensino de Guaratinguetá
Um abraço especial para minha ATP de historia Maria do Carmo a (Carminha) que sempre apoiou a todos os meus projetos.


“Eu tenho um sonho de viver em um mundo onde as pessoas não sejam julgadas pela cor de sua  pele e sim por serem seres humanos”
                                             Martin Luterking

Desde já o nosso muito obrigado em nome de toda a “comunidade Negra deste nosso país”.

                                                                                                      Fátima Aparecida Costa
07/12/2009


Novembro mês de homenagear os professores da escola pública José Félix em Potim (SP) por excelentes trabalhos realizados no ano de 2009.
01/11/2010. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário