domingo, 1 de agosto de 2010

01/08 - Independência do Benin, África/ 1975 Parte 4 Histórico














O território onde o Benim se localiza era ocupado no período pré-colonial por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa foi a do reinado Fon de Daomé. A partir do século XVII, os portugueses estabelecem entrepostos no litoral, conhecido então como Costa dos Escravos. Os negros capturados são vendidos no Brasil e no Caribe. No século XIX, a França, em campanha para abolir o comércio de escravos, entra em guerra com reinos locais. Em 1892, o reinado Fon é subjugado e o país torna-se protetorado francês, com o nome de Daomé. Em 1904 integra-se à África Ocidental Francesa. O domínio colonial encerra-se em 1960, quando Daomé torna-se independente, tendo Hubert Maga como primeiro presidente. A partir de 1963, o país mergulha na instabilidade política,com seis sucessivos golpes militares.



Em 1972, um grupo de oficiais subalternos toma o poder e institui um regime esquerdista, liderado pelo major Mathieu Kérékou, que governa até 1990. Kérékou nacionaliza companhias estrangeiras, estatiza empresas privadas de grande porte e cria programas populares de saúde e educação. A doutrina oficial do Estado é o marxismo-leninismo, mas a agricultura e o comércio permanecem em mãos privadas. Em 1975, o país passa a designar-se Benim. O regime político entra em crise na década de 1980, e o governo recorre a empréstimos estrangeiros. Uma onda de protestos, em 1989, leva Kérékou a promover uma abertura política e econômica. Com a instituição do pluripartidarismo, surgem mais de 50 partidos. Nicéphore Soglo, chefe do governo de transição formado em 1990, é eleito presidente em 1991.



Política

Governo: República Presidencialista. Div.



Admnistrativa: 12 departamentos.



Presidente: Yayi Boni (desde 2006).



Partidos: União pelo Benin do Futuro (UBF), Renascimento de Benin (RB) da Renovação Democratica (PRD), Movimento Africano pela Redemocratização e o Progresso (Madep).



Legislativo: unicameral - Assembléia nacional com 84 membros.



Constituição: 1990



História do país Antes de ser colônia da França, o Benin foi ocupado por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa era o reinado Fon de Daomé. A partir do século XVII, os portugueses estabelecem postos comerciais no litoral, que se torna conhecido como Costa dos Escravos.



As actividades coloniais portuguesas em Benin, concentraram-se no tráfego de escravos. Os negros capturados são vendidos no Brasil e no Caribe. No século XIX, a França, em campanha para abolir o comércio de escravos, entra em guerra com alguns reinos locais. Em 1892, o reinado Fon é subjugado e o país torna-se protetorado francês, com o nome de Daomé (Dahomey). Dessa época até 1972 o país mergulha na instabilidade política, com nove golpes de Estado. Nesse ano, um grupo de oficiais subalternos toma o poder e estabelece um regime esquerdista, encabeçado pelo major Mathieu Kérékou, que governa até 1990.



O governo é apoiado por intelectuais marxistas, muitos deles educados na França. Kérékou torna estatais as empresas privadas de grande porte e cria programas de saúde e de educação popular. O marxismo-leninismo é declarado doutrina oficial, mas Kérékou adota uma linha mais moderada que outros países socialistas africanos, mantendo a agricultura e o comércio em mãos privadas. Desde a independência em 1960, a vida política do Daomé foi controlada por políticos oriundos do sul do país. Na sequência do golpe de 1972, e no intuito de contrariar esta tendência de predomínio sulista, o nome do país foi mudado para República Popular de Benin, em 30/11/1975, nome de um antigo reino africano do baixo Níger. A língua ou idioma oficial é o francês, mas também são falados bariba, fulani, línguas tribais no norte, entre outras. Fon e iorubá são mais comuns no sul.



Subdivisões do Benim

O Benim está dividido em 12 departamentos desde 1999, data em que cada um dos existentes seis departamentos foi dividido em dois.





Departamentos do Benim



Esta é a lista dos departamentos do Benim, com o número no mapa, o código ISO 3166-2:BJ (códigos de subdivisões do Benim) e o nome do departamento.



Alibori (BJ-AL)

Atakora (BJ-AK)

Atlantique (BJ-AQ)

Borgou (BJ-BO)

Collines (BJ-CO)

Donga (BJ-DO)

Kouffo (BJ-KO)

Littoral (BJ-LI)

Mono (MO)

Oueme Ouémé (BJ-OU)

Plateau (BJ-PL)

Zou (BJ-ZO)

Geografia do Benim

Estendido entre o rio Níger a norte e a baía de Benim a sul, a altitude do Benim é quase a mesma para todo o país. A maior parte da população vive nas planícies costeiras do sul, onde se localizam também as maiores cidades do Benim, incluindo Porto-Novo e Cotonou. O norte do país consiste principalmente de savana e de terras altas semi-áridas.



O clima tropical, quente e húmido, com relativamente pouca chuva, se bem que existam duas estações chuvosas (Abril-Julho e Setembro-Novembro).



Área: 112.622 km². Hora local: +4h.



Demografia

População 8.7 milhões em 2006; nacionalidade: beninense; composição: fons 39%, gouns 12%, baribas 12%, adjas 10%, sombas 4%, aizos 3%, minas 2%, dendis 2%, outros 4% em 1996. Idiomas: francês (oficial), bariba, fulani, fon, ioruba. Religião: crenças tradicionais 47%, cristianismo 38% (católicos 24,6%, outros 14,2%), islamismo 20,4%, sem religião e ateísmo 0,3%, outras 0,3% em 2005.



Fonte: pt.wikipedia.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário