domingo, 1 de agosto de 2010

01/08 - Independência do Benin, África/ 1975 ARTE E CULTURA Parte 3

















ARTE E CULTURA

A arte do Benin tem dois eixos principais: por um lado a arte cortesâ herdada do antigo Reino de Dahomey, cujas principais mostras são jóias (braçaletes, colares, brincus e outros objetos tudos eles realizados em ouro, prata e cobre pelos magníficos ourives do país); e por outro, o artesanato dos distintos grupos étnicos, sem esquecermos dos tapizes e tapetes.



Deste artesanato tradicional tem especial fama a Arte Ioruba com distintos elementos arquitetónicos como colunas ou portas esculpidas e outros objetos como tronos ou máscaras realizadas para as danças tribais, tronos, portas esculpidas, colunas, etc. Os Bariba decantam-se por uma arte guerreira plasmada em armas e aparelhos para a luta, enquanto que os Popo realizam uma arte muito simples e esquemática sem decoração. Destacam também quanto à arquitetura as moradas dos guerreiros Somba que na realidade são pequenos castelos construidos em barro - denominados "tata"- de uns quatro metros de altitude.



LOCAIS TURÍSTICOS

As principais povoações do Benin encontram-se no sul do país, de fato dois terços da população localizam-se nesta zona. Abomey, Allada, Grand Popo, Cotonou, Porto Novo e Vidah estão situadas nesta parte do território. No centro-norte destaca Djugu enquanto que no norte ficam como lugares de interesse o Parque Nacional de Pendjari e Natitingu.



LAS CAPITALES DO BENIN: COTONOU E PORTO NOVO

COTONOU

Embora Porto Novo é a capital oficial do país, Cotonou é a capital económica do Benin. A cidade, realmente agradavel, está dividida em duas partes claramente diferençadas: a zona moderna com suas casõas brancas, e a chamada zona africana com as típicas construções tradicionais. Esta última é conhecida como a "Lagoa da Morte" pois foi um centro de recepção de escravos quando a trata de pretos já tinha sido abolida e era conduzida por contrabandistas ilegais.



Um dos maiores lugares de interesse é o Grande Mercado de Dantokpa, situado perto do Bulevar St. Michel. Ali poderá encontrar objetos de todo tipo, embora os trabalhos em cerâmica são os mais apreciados. O mercado goza de grande fama pelo colorido e a vitalidade, além dos famosos amuletos e filtros poderosos, que incluim ritos curiosos. Têm para tudo quanto puder necessitar.



Outro lugar ideal para comprar objetos típicos é o Centro de Promoção do Artesanato e sua pequena praia. Nele vendem-se talhas de madeira, esculturas de bronze, pele, jóias e roupa.



A Lagoa de Cotonou separa por uma bonita ponte a zona de Akpakpa. É muito formosa e em sua desembocadura está situado o povoado Popo que bem merece uma visita, assim como o Bairro Missebo com um mercado a cada quatro dias onde se encontram os habitantes de toda a costa. Resulta muito atrativo.



Os povoados de peixeres situados nas beiras da lagoa são realmente curiosos: em Ganvié pode-se admirar as casas que estão construidas a mais de três metros acima da água com paus e colunas cravadas nela. Estas construções estão realizadas com folhas de palmeira cobertas de palha e entra-se nelas atravês de umas escadas. Ganvié é também um lugar excelente para praticar o piraguismo e a pesca.



Ao oeste da cidade encontram-se as melhores praias, pelo menos as menos concorridas, porque as mais limpas, na parte leste, ficam lotadas os finais de semana.



PORTO NOVO

Porto Novo é a capital política e oficial do país. Rodeada por um formoso palmeiral está cidade tem numerosos rincões cheios de encanto. Fica a uns 30 quilômetros de Cotonou. Resulta foi fundada por um príncipe Fom no século XVI, mas seu nome foi deixado pelos portugueses, cuja influência reflite-se também nos numerosos edifícios coloniais que podem-se ver.



Um dos passeios aconselhaveis realiza-se de canoa percorrendo a lagoa. Entre os lugares onde convém fazer um alto destacam o Museu Etnográfico com uma espléndida coleção da história do Benin e sobretudo o apartado dedicado ao povo Fon; o Palácio do Rei Toffa e o Templo Zangbetro.



Cada quatro dias se abre um Grande Mercado, embora há que alejar-se uns dez quilômetros ao leste da cidade direção Nigéria. Entre os artigos à venda vale a pena citar os panos azuis, a cerâmica, os instrumentos de percussão, cestaria, bicicletas, etc. Muito perto localiza-se a mesquita, construida aproveitando uma igreja de estilo brasilenho. Seu colorido é magnífico.



OUIDAH

Ouidah é a localidade portuária mais importante do país conhecida porque nela se pratica o vudu. Acredita-se que nesta cidade estão as orígens desta atividade mágica e desde aqui foi levada para a América Latina pelos escravos. De fato em Ouidah mora o Sacerdote do Mar também conhecido como o Grã Fetiche. Desde seu porto eram embarcados para América os homems e mulheres tomados como escravos.



Como principais atrativos da cidade destacam o Forte Português construido à principios do século XVII, o Museu da História, ou Museu do vudu reflitindo nas exibições a influência das relações da cidade com Brasil, e o Templo das Serpentes em cujo interior encontra-se a pitão Dangbé, símbolo da fecundidade.



Já nas aforas encontra-se o Lago de Ahemé e o povoado Bopa. Não pode-se abandonar a cidade sem dar um passeio pelo Bosque Sagrado, cheio de mitos e lendas.



GRAND POPO

Grand Popo é uma bonita cidade portuária com uma extensa e deserta praia, importante centro para o negócio dos escravos em tempos passados.



À 10 quilômetros de Gram Popo estão as Bocas do Rei com paradisiacas praias de águas transparentes, areias brancas e coqueiros.



LOKOSSA

Na rota que leva a Abomey, pode-se fazer um alto no caminho e parar em Lokossa. O mais atrativo da cidade é o Mercado cada cinco dias, cheio de vitalidade e colorido.



Desde Lokossa pode-se chegar ao Lago Ahémé, um lugar maravilhoso. Pode-se passar a noite em Bopa e Possotomé, localidades situadas fora do mundanal barulho, um destino perfeito para desfrutar do verdadeiro ambiente tropical africano.



Para aproximar-se ao mundo do vudu, há que visitar o Templo Fetiche, em Bopa. Também aconselha-se viajar às Fontes Termais de Possotomé e percorrer os encantadores povoados de peixeres da zona.



ABOMEY

Abomey é um primitivo enclave da etnia Fon. Foi a capital do antigo reino Dogbagri, de grande esplendor. Resultam especialmente interessantes o Palacio Real onde podem-se contemplar os túmulos dos reis Ghezo e Glele que lutaram valentemente contra a ocupação francesa. Destacam os baixorrelevos do exterior e no interior as relíquias dos reis, que fazem parte do Museu, onde se exibe uma excelente mostra com tronos, estátuas reais, jóias e em geral todo o tesouro deste povo.



No Centro Artesão pode-se adquirir artesanato a boms preços e também é possível observar os artesões realizar seu trabalho. E não podemos esquecermos do Santuário dos Espíritos Africanos.



Una visita ao Mercado, convida ao viageiro cada quatro dias a contemplar os mais variados artigos. Desde os relacionados com o vudu, até os tapetes, panos, roupas, alimentos, estátuas de bronze, talhas de madeira, animais e outras curiosidades a destacar pela originalidade com respeito a outros mercados do país.



Muito perto de Abomey encontra-se Bohicon, um importante cruze de caminhos.



DASSA ZOUMÉ

Seguindo a rota que leva até Parakou, pode-se fazer um alto em Dassa Zoumé, a uns 200 quilômetros da capital. É um lugar de peregrinação católico pois afirma-se que a virgem Maria apareceu numa montanha neste lugar. Outro dos atrativos da zona são as casas levantadas entre as rochas de formações curiosas, dotando ao entorno de uma grande beleza.



SAVÉ

A seguinte parada na rota para o norte é a cidade de Savé. É um lugar muito especial e de grande tradição religiosa desprendida das misteriosas formações rochosas, algumas de carácter sagrado e a alma do povo Ioruba a perceber-se por toda parte. É um bom lugar para praticar a escalada.



O NORTE DO BENIN

PARAKOU

Parakou, a grande cidade, encontra-se no meio do país. A cidade conta com a maioria dos serviços como cinema, bancos, hotéis, restaurantes, etc. A partir de aqui começa o País Taneka.



O PAÍS TANEKA E SOMBA

O País Taneka está situado nos arredores de Djugu. Os taneka são um povo tranquilo que mora em pequenos povoados rodeados de bosques sagrados. As casas são redondas unidas por muros de barro e cobertas por curiosos tetos de forma cónica adornados com uma jarra.



No Maciço de Atakora fica Natitingu, a capital dos guerreiros Somba. As construções das aldeias são pequenas fortalezas de barro de 4 metros de altitude denominadas "tata". No interior encontra-se a parte baixa dedicada ao gado e a parte superior, a morada da familia; acima encontra-se o terraço aonde acede-se por um buraco realizado no teto e em cujos cantos ficam os celeiros. Estas fortalezas têm uma única entrada e estão separadas umas das outras para uma melhor defesa das mesmas, não é à toa que os Somba são um povo de valentes lutadores. Entre as visitas imprescindiveis estão o Museu de Natitingou, contando a história dos Somba e de sua região, assim como o Centro de Artesaõs, onde pode-se adquirir artesanato local.



A uns 15 quilômetros ao sudeste de Natitingou encontram-se as Cascatas de Kota, um verdadeiro paraíso e um lugar ideal para a acampada.



BOUKOUMBÉ

Encontra-se muito perto da fronteira com Togo. A cidade conta com um colorido Mercado, a destacar sobretudo pelo ambiente. Nele as relações sociais são coisa comúm e até razão de ser deste centro comercial.



O mais atrativo da zona é sua montanha, a mais alta do país, Kousso Kouangou. As melhores vistas se observam desde o chamado Belvédère de Kousso Kouangou.



KANDI

Já no caminho para a fronteira com Níger localiza-se Kandi, também com um interessante Mercado, onde pode-se ver numerosos membros das etnias Peul e Bariba.



MALANVILLE

É a cidade mais ao norte, mesmo na fronteira com Niger. O carácter e a fisionomia da população muda bastante indo para o norte, e isto pode comprovar-se no mercado, onde reune-se tuda a essência desta maravilhosa mistura racial.



PARQUES NACIONAIS DO BENIN

PARQUE NACIONAL DE W

Situado na zona norte partilhado com Burkina Faso e Niger, o Parque Nacional W ocupa uma extensão de 300.000 hectáres onde podem-se ver búfalos, girafas, antílopes, gazelas, olifantes, hipopotamos, panteiras, zebras, entre outros muitos curiosos animais.



PARQUE NACIONAL DE PENDJARI

Muito perto do anterior no noroeste do país, o Parque Nacional de Pendjari destingue-se pela fauna, na que destacam leões, búfalos, olifantes, hipopotamos, crocodrilos, antílopes e uma grande variedade de répteis.



GASTRONOMIA

Benin conta uma gastronomia deliciosa baseiada, sobre todo, em platos simples mas muito saborosos, graças à excelente qualidade dos ingredientes utilizados na preparação.



A cuzinha tem como platos típicos os preparados com verduras e peixe. O peixe tanto de água doce como salgada é muito fresco e simplesmente grelhado resulta delicioso. As verduras e cereais mais utilizados, tanto como acompanhamento como em platos únicos, são a mandioca, batata, arroz e gergelim.



A carne também resulta excelente, sobre tudo a de vaca, cabra e ovelha com a que se preparam saborosos guisados. Também pode-se comer um bom bife de gazela, mais original e muito delicioso.



Como sobremesa, fruta fresca ou doces preparados com amendoim, bananas, cacau ou batatas.



Bebidas

O café e o caco que se cultivam em Benin são de boa qualidade. Se aconselha beber água engarrafada.



COMPRAS

Benin oferece uma ampla mostra de artesanato tradicional que faz as delícias dos visitantes tanto pela qualidade e originalidade como pelos preços.



As jóias são especialmente atrativas. Trabalhadas em ouro, prata e cobre pelos ourives que apreenderam dos antepassados da corte do Reino de Dahomey, destacam os colares, brincus, aneis e diademas trabalhados com exquisito cuidado; os desenhos resultam elegantes e muito atrativos. Também pode-se encontrar outros objetos realizados nestes materiais preçosos como caixas, figuras e copas.



Os tecidos, tapizes e tapetes de Abomey gozam de merecida fama pela qualidade e desenhos, os preços são moderados.



As máscaras e estatuinhas ioruba realizadas em madeiras nobres são muito formosas. As máscaras estão destinadas aos dançantes de bailes rituais pelo que resultam verdadeiramente curiosas. As armas e arte guerreira dos Bariba podem ser um excelente presente para os amantes deste tipo de objetos, enquanto que as peças simples e esquemáticas realizados pelos Popo resultam, quizá pela ausência de decoração, muito atrativas.



Também podem-se adquirir productos naturais de excelente qualidade como café, amendoim e azeite de palma.



POPULAÇÃO E COSTUMES

A população do Benin está formada por numerosos grupos étnicos repartidos por todo o território, embora a maior concentração se centra no sul do país. Os Fom e Adja convivem no Bajo Benin dedicados principalmente à agricultura, enquanto que os Ioruba, a partilhar esta zona, têm no comércio seu modo de vida. Os Bariba, Baseda e Itcha ocupam as regiões centrais dedicados também à agricultura. Os Dendi, Gurma, Tyokosi e Peul habitam no Alto Benin, os três primeiros cultivam o terreno enquanto que os Peul são criadores de gado.



O Maciço de Atakora no noroeste do país é território dos Somba, Gamgamba e Niendé, agricultores, enquanto que nas lagoas costeiras vivem os Aizos, Pedah e Mina sendo a pesca su principal atividade.



O promédio de esperança de vida da população é de 51 anos e a alfabetização atinge a um 2 % da população. A mortalidade infantil é muito elevada.



ENTRETENIMENTO E FESTIVIDADES

ENTRETENIMENTO

Benin oferece uma atrativa oferta para ocupar os momentos de lazer, sobre tudo, para os amantes da natureza.



Em suas praias paradisiacas pode-se desfrutar enormemente praticando distintos esportes náuticos como vela, windsurfing ou submarinismo embora é convenente ter cuidado com as ondas da costa. Preferendo algo mais sossegado pode-se nadar nas águas transparentes ou curtir o sol nas brancas areias.



As lagoas costeiras permitem a navegação em pequenas embarcações tanto para admirar o exótico paisagem como para praticar a pesca, a qual também pode realizar-se no Oceano Atlântico se busca a pesca de altura.



Para os amantes do montanhismo e o trekking o Maciço de Atakora é uma excelente opção enquanto os que escolherem a observação da fauna e flora do país podem dirigir-se aos Parques Nacionais, com búfalos, leões, olifantes, guepardos, hipopotamos, crocodrilos, antílopes e uma grande variedade de aves em seu entorno natural.



Nas cidades e povoados pode-se desfrutar com os espetáculos tribais cheios de encanto e vida, ou visitar seus museos, templos religiosos e animados mercados muito barulhentos e coloridos.



FESTIVIDADES

Os feriados oficias do Benin começam o 1 de janeiro com a celebração do Novo Ano para continuar o 15 de julho, o 1 de Agosto, Dia da Nação, o 15 de Agosto, Dia da Ascensção e o 1 de Noviembre, Dia de Todos os Santos. Também são festivos Segunda-Feira de Pascua e o Primeiro de maio.



O 30 de novembro se comemora a Independência do país com desfiles e diversões variadas, a população sai às ruas a celebrá-lo enchendo as cidades de cor e animação. É uma excelente oportunidade para conhecer as pessoas e conviver com elas. As festas oficiais continúam o 25 de dezembro com a celebração do Natal. Também são feriados oficiais as festas islâmicas que variam segundo o calendário lunar.



Durante todo o ano realizam-se diferentes festas tradicionais nas que as distintas etnias exibem seus melhores enfeites para homenagear seus deuses. Os ritos e as danças são espetaculares, com muita cor e animação a fazerem o visitante desfrutar enormemente com elas.



TRANSPORTES

O transporte em Benin está bastante desenvolvido comparado com outros países africanos.



Avião

As companhias Sabena, Air France, Aeroflot e Air Gabom ofrecem vôos diretos desde as principais cidades europeas. Benin conta com cinco aeropuertos, Cotonou, Kandi, Natintingou, Parakou e Cana.



Barco

A costa do Benin não favorece o transporte marítimo por ter um difícil acesso, mas o país conta com dois portos de importância: Cotonu e Ouidah.



Podem-se realizar curtas travessias pelas lagoas costeiras desfrutando da paisagem ou praticando a pesca.



Trem

Os trens do Benin são bastante corretos, ligando as principais cidades e outros países africanos. Os preços são assequiveis.



Ônibus

Os ônibus são algo desconfortaveis mas sus preços são bastante económicos.



Carro

Benin conta com um regular traçado de estradas pavimentadas por todo o país. Na estação das chuvas é recomendavel informar-se préviamente sobre seu estado antes de empreender uma viajem. Pode-se alugar carro nas grandes cidades e tanto se aluga um como levando o próprio é necessário ter a carteira internacional de dirigir e um seguro.



Fonte: www.rumbo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário