domingo, 2 de maio de 2010

25 maio "O Criação da Organização Africana".

Arquivo pessoal
Abdelasy.jpg
Estudante da UFMG, Abdelasy de Sousa apresenta palestra sobre perspectivas da União Africana

Estudantes da UFMG celebram aniversário daOrganização da Unidade Africana (OUA)


No dia 25 de maio, comemoram-se 43 anos de constituição da chamada Organização da Unidade Africana (OUA). Para celebrar a data, cerca de 30 estudantes da UFMG, nascidos em diversos países da África, realizam, na Universidade, debates e espetáculos culturais provenientes de sua terra natal.
Os festejos pelo marco histórico iniciam-se com apresentação especial durante o programa Quarta Doze e Trinta do dia 24 de maio, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha. No evento, alunos de cinco nações africanas de língua portuguesa interpretam músicas e danças típicas.
Durante o Quarta Doze e Trinta, alunos da UFMG naturais de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe dançarão, entre outras, o Kizumba, estilo semelhante ao Zuk, praticado nas Antilhas e a Dança da família, originária de Angola. No encerramento do espetáculo, o grupo angolanoDikanza revela performances corporais e canções de sua terra natal.
Já no 25 de maio, data oficial do surgimento da OUA, os estudantes africanos da UFMG, em parceria com alunos da PUC/MG, organizam, a partir das 11 horas, no auditório Sônia Viegas, da Fafich, uma série de discussões sobre a África. O evento será aberto com palestra acerca do tema União Africana: perspectivas e desafios, a ser proferida pelo estudante Abdelasy de Sousa, um dos coordenadores do evento.
Em seguida, acontecem palestras sobre outros cinco sub-temas. Trata-se de debates, apresentados por outros alunos africanos da Universidade, a respeito da geografia, do turismo e da cultura dos países africanos de língua portuguesa.
A Organização
Criada a 25 de Maio de 1963, em Addis Ababa, na Etiópia, a Organização da Unidade Africana (OUA) antecedeu a União Africana (UA), hoje em atividade. O documento que oficializou a constituição da entidade foi assinada, à época, por representantes de 32 governos de países africanos independentes.

Hoje, a União Africana conta com a participação de 53 países do continente. O atual presidente da UA, Congolês Denis Sassou Nguesso, foi eleito em janeiro de 2006, durante a VI Cúpula da organização pan-africana, realizada em Cartum, no Sudão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário