sexta-feira, 25 de junho de 2010

25/06 Independência de Moçambique.
















Moçambique

Significados das cores da Bandeira de Moçambique

Verde= representa riqueza do sol.

Preto= O continente Africano.

Amarelo Dourado= A riqueza do subsolo.

Branco= A justiça e luta do povo de Moçambique e sua Paz.

Vermelho=representa a resistência secular ao colonialismo, a luta armada de libertação.


Geografia:

Moçambique encontra-se na costa oriental da África entre a África do sul e a Sul Africa e Tanzânia com uma área de 313,661 milhas quadradas. Moçambique é dividido-se em duas regiões principais no sul a terra é baixo e no norte a terra é alta,separando-as rio Zambezi . Assim, no sul a altitude é em média 200 acima do nível do mar por quase toda a regiao, excepto em Chimoio. No norte as montanhas tem uma altura media de 5000 a 8000 pés de altitude. A rede hidrográfica compreende mais de 65 rios. O clima do país é tropical. Alguns recursos naturais são carvão, titânio, e gás naturaes.

A capital é Haputo, a sul, conhecida antes da indepêndencia como Lourenço, Marques. Moçambique foi, do século XV XVI até 1975 uma colónia portuguesa, conquistando nesta data a independência, após mais de 10 anos de luta armada contra o poder colonial.

Embora a lingua oficial seja o português, a maior parte da população fala pelo menos uma língua africana, por vezes não aprender português.



Dados Gerais:

O nome ofícial do Moçambique é República de Moçambique cuja capital é Maputo, Sendo o seu presidente é Joaquim Alberto Chissano. O sistema político é multipartidária e democrático de república e a capital é Maputo. A moeda nacinal é o metical. Moçambique tem uma população de mais de 19.124.335 de habitantes. A língua nacional é o português e 16 línguas africanas. Os grupos étnicos são 99.66 (Shangaan, Chokwe, Manyika, Sena, Makua, e outros), 0.06 do Europa, .02 é Euro-Africa e .02 % é Indígena. O metad de população practica religiões indígenas, 30% são cristãos e o 20% são muçulmanos. Moçambique exporta camarão, azucar, castana de caju, algodão e citrino. Importa comida, roupa, equipamento para agricultura, e petroleo. De uma maneira geral a população sofre de má nutrição e doenças.



Historia

No século XV mercadores árabes fundaram colónias comerciais em Sofala, Quelimane, Angoche e na ilha de

Moçambique. A Ilha de Moçambique viria a ser visitada pela frota de Vasco de Gama no dia 2 de Março de 1498, vindo os

Portugueses a ocupar e colonizar Sofala no ano 1505. De início, Moçambique era governada como parte constituinte da Índia portuguesa, tornando-se mais tarde numa administração separada. Foi uma colónia dos portugueses até 1951 e a partir daí província ultramarina. A Frelimo- Frente de Libertação de Moçambique constituiu sua fundação no ano 1962 e lançou uma campanha militar em 1964. No dia 25 de Junho de 1975 Moçambique torna-se um país independente. Em 1989 Frelimo abandonou a orientação marxista-leninista; A Renamo continuou ataques a instalações govemamentais e a civis.Concluída desmobilição dos exércitos rivais; cessaram as hostilidades. Joaquim Chissano, o presidente no ano 1986 trabalho com o Frelimo e fisseram nas primeiras reeleitos e eleições multipartidárias. A Renamo em 1994, vencedora no centro e norte do país, o que acentuou a clivagem norte-sul, concordou em cooperear com governo por primeira vez. Até o ano 1995 ficaram manifestações contra a política do governo que eram brutalmente reprimidos pelas forças de segurança.


Lower Division Cultural Website

Nenhum comentário:

Postar um comentário