terça-feira, 1 de junho de 2010

Doença perigosa entre a comunidade Negra!!

Doença Falciforme retira o craque Lassana Diarra da Copa do Mundo 2010

O atleta parisiense, mesmo estando entre os grandes atletas mundiais do futebol, chegou aos vinte e cinco anos de idade sem que a doença falciforme houvesse sido diagnósticada. A seleção francesa escolheu os Alpes para se preparar para o maior campeonato mundial, e lá no frio das cordilheiras é que a hemoglobina de Lassana mostrou sua cara através de fortes dores abdominais.
Lass' au grand Real
Mesmo Lassana Diarra sendo negro, demoraram a acertar o diagnóstico; antes de uma caracterização de hemoglobinas se pensou em doença intestinal.
Pode ser que este fato, pela relevância social do atleta e pelo momento mundialmente importante da preparação de uma Copa do Mundo, a doença falciforme se torne um pouco mais conhecida.

Sinto muitíssimo que Lassana, grande jogador do Real Madrid, não possa estar na Africa do Sul defendendo seu país mas seu diagnóstico não há de ser em vão. Talvez agora, com o noticiário em cima, a classe médica mundial se acostume com a idéia de que mesmo cidadãos europeus ou americanos, se forem descendentes do continente africano devem ter suas peculiaridades respeitadas no tocante à saúde.

Bravo Lassana Diarra, meu desejo é de que teu haplótipo seja do tipo Camarões ou Benin e que não prejudique tua carreira de astro do futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário